(11) 3845-5820
A Clínica Franco e Rizzi

A Psicologia como aliada no tratamento da Obesidade

A Psicologia como aliada no tratamento da Obesidade

A Psicologia como aliada no tratamento da Obesidade

 

Atualmente, é sabido que a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, é uma doença que pode ser desencadeada por alterações hormonais, genéticas, ambientais e psicológicas.

 

A literatura e a experiência em consultório têm demonstrado que é cada vez mais frequente, indivíduos obesos procurarem por ajuda psicológica como complemento ao tratamento realizado para perda de peso (acompanhamento médico e nutricional). Afinal, a compreensão do tipo vínculo emocional estabelecido com o alimento, ajudará o paciente a seguir o programa de reeducação alimentar de maneira adequada.

 

E não é difícil entender que os problemas enfrentados pelos obesos no seu cotidiano em função de morbidades, limitações físicas, críticas e preconceitos diversos, podem levar a uma condição de sofrimento emocional.

 

Assim, o acompanhamento psicológico eficaz, possibilita ao paciente a sua reestruturação emocional, através do desenvolvimento de recursos internos para lidar com seus questionamentos e uma postura mais reflexiva e atuante diante das dificuldades. Essa reorganização emocional é fundamental para a superação de seus conflitos e estabelecimento do equilíbrio psíquico desejado. Além disso, o acompanhamento psicológico auxilia o paciente a controlar e a lidar com mais leveza com os eventos estressores do cotidiano, deixando de usar a comida como refúgio e/ou recompensa.

 

Problemas psicológicos decorrentes da obesidade podem comprometer o resultado dos tratamentos propostos. Logo, torna-se necessário que seu diagnóstico e tratamento sejam feitos com seriedade por profissionais capacitados.
Fica claro, assim, que para o tratamento bem sucedido da obesidade, além das abordagens clínicas, nutricionais e de atividade física, se faz necessário à inclusão do acompanhamento psicológico. Proporcionar ao paciente uma assistência completa possibilitará o estabelecimento do seu equilíbrio saudável entre mente e corpo.

 

Dra. Marleide Rocha (CRP 95323)
Psicóloga da equipe Multidisciplinar da Clínica Franco e Rizzi

 



Voltar para o menu do blog
CLÍNICA DR. ROBERTO RIZZI

(Atendimento Particular)
Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 275
Conj. 122 e 123
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3045-6700

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 46
Conj. 62 e 63
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3845-5820

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Emília Marengo, 260
Conj. 151
Jardim Anália Franco
Sáo Paulo – SP – Cep : 03336-000
Fones: +55 (11) 2672-3457 (11) 2672-4303

Home | A Clínica | Como chegar?Newsletter | Fale Conosco                                                   Central de Agendamento LIGUE: 11 3845-5820