(11) 3845-5820
A Clínica Franco e Rizzi

A lactose nossa de cada dia: faz mal?

A lactose nossa de cada dia

A lactose nossa de cada dia

 

Seguindo a onda das dietas da moda, há alguns meses a dieta sem lactose passou a ser divulgada com a promessa de enxugar vários quilos por semana. Mas, até que ponto isso é verdade?

 

Bem, vamos ao começo. Intolerância à lactose é uma doença. É uma inabilidade do intestino em digerir a lactose, que é o açúcar do leite. No nosso intestino existe uma enzima digestiva chamada de lactase, que quebra a lactose em duas formas menores de carboidratos: glicose e galactose, que serão absorvidas. Se a lactase não está lá, porque o corpo não produz esta enzima, a lactose do leite não é absorvida pelo intestino, e os sintomas acontecem. Geralmente, um desconforto intestinal e estomacal se inicia cerca de 30 minutos a duas horas após consumir leite e derivados. Além disso, dor abdominal, distensão abdominal com gazes, diarreia e náuseas podem ocorrer.

 

Para saber se você tem intolerância à lactose: consulte o seu médico. Estes sintomas intestinais são bastante comuns a outras condições, como por exemplo a síndrome do intestino irritável. Um exame que pode ser solicitado é o teste de intolerância à lactose. Neste teste o paciente ingere uma quantidade fixa de lactose e a glicemia no sangue é dosada antes e depois. Se a pessoa é capaz de digerir a lactose, ocorre um aumento da glicose no sangue. Existem também outros exames que podem ser solicitados para investigar.

 

Bom, então você tem que tirar a lactose da sua dieta? A idéia é que você faça uma dieta sem lactose caso tenha o diagnóstico de intolerância à lactose. Para isso é importante ser orientado por um médico e por um nutricionista para que a alimentação seja equilibrada, sem carências de nutrientes, principalmente de cálcio. Para perda de peso, as dietas sem lactose tem sido utilizadas porque os alimentos que contém lactose geralmente são mais calóricos, e ao retirá-los, a pessoa acaba perdendo peso. Na realidade não há evidências de que estas dietas sejam melhores que uma reeducação alimentar para perder peso.

 

Dra. Andressa Reimbecher Soares (CRM 123.579)
Endocrinologista da equipe Multidisciplinar da Clínica Franco e Rizzi

 



Voltar para o menu do blog
CLÍNICA DR. ROBERTO RIZZI

(Atendimento Particular)
Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 275
Conj. 122 e 123
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3045-6700

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 46
Conj. 62 e 63
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3845-5820

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Emília Marengo, 260
Conj. 151
Jardim Anália Franco
Sáo Paulo – SP – Cep : 03336-000
Fones: +55 (11) 2672-3457 (11) 2672-4303

Home | A Clínica | Como chegar?Newsletter | Fale Conosco                                                   Central de Agendamento LIGUE: 11 3845-5820