(11) 3845-5820
A Clínica Franco e Rizzi

Acompanhamento global da cirurgia bariátrica: o papel do médico Endocrinologista

Acompanhamento global da cirurgia bariátrica: o papel do médico Endocrinologista

Acompanhamento global da cirurgia bariátrica: o papel do médico Endocrinologista

 

A decisão de fazer a cirurgia bariátrica é um momento muito importante na vida de uma pessoa. Enfrentar as mudanças físicas e emocionais pelas quais o corpo passará nos meses e anos seguintes à realização da cirurgia não é tarefa fácil, mas com o apoio da equipe multidisciplinar os obstáculos são mais facilmente superados. Contribuir para o equilíbrio no organismo na busca da manutenção da saúde: este é o papel do médico Endocrinologista.

 

ANTES DA CIRURGIA é importante avaliar se o paciente está preparado para o procedimento. O Endocrinologista irá tratar os problemas de saúde decorrentes do ganho de peso, como diabetes, colesterol e triglicérides altos além de apnéia do sono, por exemplo. É importante também que dosagem hormonal seja feita desde o começo do acompanhamento, buscando identificar alguma alteração que possa estar contribuindo para o ganho de peso. Doenças da tireóide, da glândula suprarrenal ou da hipófise devem ser pesquisadas quando suspeitadas.

 

APÓS A CIRURGIA o Endocrinologista também é o médico parceiro do paciente. Sua avaliação juntamente com a equipe, permite identificar precocemente algum sinal de deficiência de vitaminas, além de, por exemplo, atuar na prevenção da perda óssea após a cirurgia bariátrica. Outras funções incluem o ajuste de dose dos medicamentos e orientações sobre quais medicamentos não precisarão ser mais usados. A maior parte dos pacientes diabéticos, por exemplo, poderá ficar sem tomar algumas medicações a depender dos exames de sangue no pós operatório. Nesses casos a realização de exames e a consulta cuidadosa são essenciais para ajustar as doses ou mesmo suspender os remédios em uso.

Para finalizar, as mudanças do metabolismo devem ser vistas de perto: controle do peso, dosagem de vitaminas, acompanhamento hormonal e de exames como glicose e colesterol. A busca da saúde e do bem-estar são os maiores objetivos do acompanhamento.



Voltar para o menu do blog
CLÍNICA DR. ROBERTO RIZZI

(Atendimento Particular)
Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 275
Conj. 122 e 123
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3045-6700

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 46
Conj. 62 e 63
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3845-5820

Franco e Rizzi - Clínica e Cirurgia Videolaparoscópica

Rua Emília Marengo, 260
Conj. 151
Jardim Anália Franco
Sáo Paulo – SP – Cep : 03336-000
Fones: +55 (11) 2672-3457 (11) 2672-4303

Home | A Clínica | Como chegar?Newsletter | Fale Conosco                                                   Central de Agendamento LIGUE: 11 3845-5820